O Ministério do Turismo acaba de divulgar uma lista com os 21 destinos tendência para 2021. Natal figura na seleção. É destino-tendência, segundo o MTur. O levantamento foi realizado tomando como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações. A pesquisa foi voltada para destinos que se alinham à demanda do novo turista.
Na região Centro-Oeste aparecem Brasília e os municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, onde está localizado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, eleito um dos 25 melhores “Parques Nacionais” do mundo pela National Geographic. A mesma publicação elencou o cerrado brasileiro como único destino brasileiro indicado na lista de 25 melhores viagens para planejar no futuro.
O Sudeste teve na lista Angra dos Reis (RJ), Belo Horizonte (MG), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Sebastião (SP) e Ubatuba (SP). No Nordeste, além de Natal, aparecem também Ipojuca (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA). A região Sul conta com quatro destinos: Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS).
Os destinos seguem a tendência de comportamento identificada em viajantes pós-covid de optar por locais de natureza ou com foco no turismo rural. De acordo com o Booking, 59% dos entrevistados pretendem ir para um destino de natureza próximo. Ainda segundo o buscador, outra forte tendência é a opção por viagens rápidas. Três em cada quatro (73%) brasileiros querem fazer viagens mais curtas em 2021 do que fizeram em 2019.